Quem não se lembra do "Molejo" dos modelos da Matchbox ? Aquele que após levantar a traseira ou a frente do carrinho e soltar, o mesmo ficava "picando feito Cangurú". Mas nem sempre os Matchbox foram assim: |
Anos 50 e 60 - os modelos eram menos elaborados e a suspensão simplesmente não existia. As rodas eram fixadas aos modelos diretamente na parte inferior da carroçaria ou e alguns casos no próprio chassis. |
|
Anos 70 - somente com a introdução da linha Superfast no final da década de 60, é que surgiu o "Molejo", com a adoção da roda de baixa fricção com barra de torção utilizados pelos Hot Wheels. |
|
Anos 80 - após a venda da Matchbox para a Tyco, esta adotou em alguns modelos um novo tipo de suspensão com 1 "barrinha de metal" que possibilitava que a carroçaria fosse apenas "Rebaixada" ao ser pressionada mas, já não possuía as características da barra de torção utilizada nos modelos Superfast. |
|
Anos 90 - adotou-se o mesmo sistema utilizado nas décadas de 50 e 60, porém com o encaixe sempre sendo feito no chassis do modelo, uma vez que em sua maioria são fabricados em plástico. Este é um dos "sistemas" adotados até os dias atuais. |
|
Anos 2000 - além do sistema utilizado nos anos 90, em alguns modelos a suspensão não possui nenhum tipo de fixação , o eixo das rodas é solto e sustentado pela parte interna do modelo, ou seja, o interior da miniatura é o que pressiona o eixo das rodas contra o chassi. Este é outro "sistema" adotado até os dias atuais. |
|