O primeiro Charger foi um modelo de 1964 baseado no Dodge Polara e equipado com um motor 426 Wedge V8 . O primeiro Charger de produção, baseado no Dodge Coronet, foi introduzido como um modelo de 1966. Havia vários veículos diferentes com a placa de identificação do Charger construídos em três plataformas e tamanhos diferentes, todos com a placa de identificação do Charger. Embora o nome esteja associado ao modelo de desempenho do final da década de 1960 na gama Dodge, ele também foi usado em cupês de luxo pessoais durante o final da década de 1970 e em hatchbacks subcompactos de tração dianteira durante a década de 1980. A primeira geração foi fabicada entre os anos de 1966 e 1967, a segunda entre os anos de 1968 e 1970 que utilizava a plataforma Chrysler B e que teve a carroçaria bastante modificada recebendo faróis escamoteáveis, luzes traseiras arredondadas e grade frontal sem divisórias. Desta segunda geração foram planejadas 35.000 unidades, mas o toral fabricado ultrapassou as 96.100 unidades. A terceira geração foi introduzida em 1971 e foi fabricada até 1974, utilizava a mesma plataforma B, mas agora modificada para atender as novas normas de segurança, as modificações ficaram por parte de uma nova grade frontal dividida, os faróis deixaram de ser escamoteáveis e um pequeno aerofólio traseiro introduzido na tampa do porta-malas. Em 1975 surgiu a quarta geração que foi fabricada entre os anos de 1975 e 1978 e que apesar de continuar utilizando a mesma plataforma dos modelos da geração anterior, teve a sua carroçaria completamente modificada, pois foi uma tentativa da Dodge de mudar o modelo esportivo para o crescente segmento de carros de luxo. Depois desta tentativa, o Charger só resurgiu em 1981 na chamada quinta geração, desta vez a Dodge criou um hatchback subcompacto muito parecido com o Daytona 500, sendo esta geração fabricada entre os anos de 1982 e 1987. Em 2006 surgiu a sexta geração, utilizando a plataforma Chrysler LX e esta geração estava disponível apenas como um sedan de quatro portas, sendo que o design pretendia ser uma reminiscência dos Chargers das décadas de 1960 e 1970 e as lanternas traseiras remontam àquela época, assim como o novo capô carimbado e painéis laterais. Esta geração estava disponível com opções de motor V6 e V8 acopladas a transmissões automáticas, além de tração nas quatro rodas (AWD). Em 2011 surgiu a sétima e atual geração que trouxe pequenas motificações na carroçaria e um interior bem mais luxuoso não pertendo porém o seu design esportivo. Ele é conhecido como SRT8 e Todos os modelos, exceto o Charger Pursuit (até 2019), eram padrão com a transmissão automática de oito velocidades. Em janeiro de 2014, a AWD Charger Pursuit apareceu e o modelo V8 R / T AWD desapareceu. As vendas da AWD Pursuit dispararam desde então.
O Dodge Charger Pursuit debutou na mainline da Matchbox em 2014 como MB0933 como um modelo derivado do MB0846 e desde então o modelo já acumulou 11 recolors, ou seja assim como o modelo real, o MB0933 é muito apreciado pelos colecionadores da Matchbox. Abaixo fotos dos modelos Dodge Charger Pursuit.
MB0933 - Dodge Charger Pursuit | Real Car |
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