Mundo Matchbox
BRABHAM BT44

  O Brabham BT44 foi um carro de corrida de Fórmula Um projetado por Gordon Murray, o designer-chefe da Brabham que na verdade era uma atualização do BT42 parcialmente bem-sucedido de 1973, era um projeto simples com uma combinação de caixa de câmbio Ford DFV / Hewland padrão, mas era muito limpo aerodinamicamente. Murray tinha um olho para linhas limpas e o BT44 era particularmente elegante. Ele também era um pensador avançado modificando as saias laterais e airdams no carro, um precursor da aerodinâmica de efeitos solo. O patrocínio veio da Martini.   A temporada de 1974 foi um sucesso para a Brabham. Carlos Reutemann conquistou três vitórias com o carro, ao lado de José Carlos Pace, que conseguiu reunir uma série de resultados promissores. A Brabham terminou ficando em quinto lugar no Campeonato de Construtores depois de uma temporada muito disputada.

 O BT44 foi modificado para 1975, e Pace venceu seu primeiro e único Grand Prix em Interlagos no Brasil, enquanto Reutemann venceu em Nürburgring na Alemanha. Uma série de outras modificações ajudaram Reutemann a terminar em terceiro lugar no campeonato de pilotos em 1975, enquanto José Carlos Pace perdeu a vida nesse mesmo ano em um acidente aéreo no Brasil. A Brabham igualou sua façanha no campeonato de construtores pois embora o BT44 fosse um bom carro, não se igualava ao McLaren M23 ou ao Ferrari 312T.

  Em 1976, o BT44 foi substituído pelo BT45 com motor Alfa Romeo, o que provou ser um sério retrocesso para a equipe. Os BT44Bs foram vendidos para a RAM Racing , que os dirigiu para uma variedade de pilotos no Campeonato Mundial de 1976, incluindo Loris Kessel, Emilio de Villota, Patrick Nève, Jac Nellemann, Damien Magee, Lella Lombardi e Bob Evans, nenhum dos quais tiveram muito sucesso.

  Assim como na vida real, o BT44B teve uma passagem curtíssima na Matchbox com apenas duas variantes sendo fabricadas na cor vermelha em 1977. Esse modelo fez parte da série Speed Kings sob número K041B. Além dessas duas variantes, existem diversas outras fábricadas até os dias de hoje pela Mukpo da Bulgária porém, sem licença da Mattel Inc..