O Grand Prix apareceu pela primeira vez na linha Pontiac para o ano modelo de 1962, como um substituto orientado para o desempenho do Ventura, que se tornou um nível de acabamento de luxo do Catalina full-size. Era essencialmente um cupê Catalina padrão com acabamento cromado externo mínimo e um interior mais esportivo (assentos tipo concha e console central). John DeLorean, que sempre se preocupou com o desempenho, chefe de Engenharia Avançada da Pontiac, contribuiu para o desenvolvimento do Grand Prix e do GTO. Os primeiros modelos estavam disponíveis com opções de desempenho Pontiac, incluindo o powertrain Super Duty 421 de fábrica instalado em um punhado de carros de 1962 e 1963. Possuía capota rígida Catalina aparado com padrões semelhantes ao Bonneville de primeira linha, grade e luzes traseiras distintas, assentos estofados em vinil Morrokide, carpete de nylon que cobria o piso e os painéis inferiores das portas, alavanca de câmbio montada no console central com um compartimento de armazenamento e um tacômetro, banco traseiro com um apoio de braço central rebatível e uma grade de alto-falante que poderia ser funcional com o alto-falante traseiro bifônico de custo extra. Possuía também um painel de instrumentos acolchoado, volante de luxo, luzes de cortesia e outros recursos.
O Grand Prix de 1965 foi completamente reestilizado apresentando linhas de carroçaria mais arredondadas com perfis de garrafa de Coca-Cola e um aumento de 1 pol (25 mm) na distância entre eixos para 121 pol (3.073 mm) e enquanto outros cupês Pontiac receberam as linhas de teto semi-fastback compartilhadas com outras divisões da GM, os Grand Prixs mantiveram a linha de teto quadrada exclusiva com janela traseira côncava, mas um pouco mais arredondada do que a versão de 1963-64. Os interiores foram revistos com painéis de instrumentos totalmente novos com uma dose maior de acabamento em nogueira que agora se estendeu ao console central padrão com assentos tipo concha, juntamente com um novo volante com barras de buzina substituindo o anel de buzina usado nos anos anteriores. Os assentos foram estofados em vinil Morrokide expandido ou com um novo acabamento em tecido e Morrokide. A novidade para 1965 era uma opção de banco sem custo com um apoio de braço central disponível com qualquer escolha de estofamento, ainda incluía um sistema de ar condicionado automático e pisca-alerta opcional. Já os motores foram revisados para 1965. O V8 padrão de quatro cilindros de 389 cu in (6,4 L) foi atualizado para 333 hp (248 kW) com transmissão manual ou 325 hp (242 kW) com transmissão automática. Os motores opcionais incluíam um 389 Tri-Power e um 421 de quatro cilindros - ambos com 338 hp (252 kW); um 421 Tri-Power avaliado em 350 hp (260 kW) e o 421 HO Tri-Power com 376 hp (280 kW). As transmissões manuais de três velocidades padrão e de quatro velocidades opcionais foram incorporadas a partir de 1964, no entanto, uma nova transmissão Turbo Hydramatic de três velocidades com conversor de torque que era semelhante em princípio ao Cruise-O-Matic da Ford e ao TorqueFlite da Chrysler, substituíram o antigo acoplamento de fluído de três velocidades Roto Hydramatic. Havia também o Turbo Hydramatic que apresentava o padrão de quadrante de deslocamento PRNDSL agora padronizado no lugar da configuração PNDSLR do Hydramatics anterior.
Na Matchbox o Pontiac Grand prix surgiu pela primeira vez em 1965 na série 1-75 Regular Wheels como RW22C com apenas duas variantes na cor Vermelha permanecendo nessa série até 1969. Em 1970 o modelo passou a fazer parte da série Superfast ano no qual foram fabricadas diversos recolors nas cores: dark metallic purple, medium metallic purple e red. Algumas das curuiosidades dessa série é que todos os modelos na cor red possuíam Movin Parts com portas articuladas que se abriam. Já os recolors nas cores dark metallic purple, medium metallic purple na sua grande maioria não possuíam Moving Parts e outra é que toda a carroçaria era fabricada em zamac com exceção da grade dos motores que faziam parte do interior em plástico. O modelo deixou de ser fabricado nesse mesmo ano de 1970.
Passados mais de 50 anos, em 2018 o Pontiac Grand Prix ressurgiu na Matchbox como MB1138 para fazer parte da linha Moving Parts de 2019 com o mesmo sistema Open Doors do primeiro modelo lançado em 1965. Diferentemente do modelo da Lesney, o modelo da Mattel possui quase toda a parte dianteirta fabricada em plástico e incorporada ao chassi do modelo e o resto da carroçaria em zamac. Até a presente data já foram fabricados pela MAttel, 3 recolors desse clássico dos anos 1960's.
| Real Car | RW22C / SF22A /MB1138 1965 Pontiac Grand Prix |
|
|
|
