1932 Ford Model B
O termo Ford 1932 pode se referir a três modelos de automóveis produzidos pela Ford Motors entre 1932 e 1934: o Modelo B, o Modelo 18 e o Modelo 40. Estes sucederam o Modelo A. O Modelo B tinha um motor de quatro cilindros atualizado e estava disponível de 1932 a 1934. O V8 estava disponível no Modelo 18 em 1932 e no Modelo 40 em 1933 e 1934. O 18 foi o primeiro Ford equipado com um Flathead V-8 . A empresa também substituiu o caminhão Modelo AA pelo Modelo BB, disponível com motor de quatro ou oito cilindros. Os três modelos de carros foram substituídos pelo aerodinâmico Modelo 48 em 1935, que usava o mesmo chassi de seu antecessor. O Ford 1937 seria o último a usar o antigo chassi de 1932 até 1940, quando a linha de carros da Ford foi completamente redesenhada.
Quando o Modelo 40 e o novo B foram lançados em 9 de fevereiro de 1933, as revisões do carro foram substanciais, especialmente considerando a importância da mudança de 1932. Em seu segundo ano, a distância entre eixos foi ampliada, de 106 pol. (2.692 mm) para 112 pol. (2.845 mm) em uma nova estrutura de travessa. A grade foi revisada, ganhando uma inclinação frontal pontiaguda na parte inferior que se assemelhava a uma pá, um escudo medieval ou possivelmente ao Packard Light Eight de 1932 em linhas gerais de qualquer maneira. As persianas da grade e do capô se curvavam para baixo e para frente. O design geral e a grade foram inspirados no Ford Modelo Y inglês. A aerodinâmica foi ainda mais acentuada pelo novo capô, dando uma impressão de maior comprimento. Além disso, havia pára-lamas mais arredondados e contornados e novos pára-choques elegantemente curvados. As barras de suporte dos farois não estavam mais em uso e havia novas rodas raidas. Os carros ganharam um novo painel com instrumentos colocados em uma inserção oval na frente do motorista. Havia um porta-luvas do lado do passageiro. Os modelos Closed Deluxe receberam madeira DI-NOC pesada no painel e nas molduras das janelas, e havia almofadas de assento mais profundas. Havia 10 estilos de carroceria (14 se os níveis de acabamento padrão e Deluxe forem contados separadamente). Agora, todos estavam disponíveis com motores V-8.
mb1234 - 1932 Ford Coupe Model B |
|
O 1932 Ford Coupe Model B debutou na mainline da Matchbox no ano de 2021 como mb1234 e é baseado no modelo 40 que começou a ser fabricado em 1933 embora ele mantenha a designação de fábrica de Ford 1932. O Modelo 40 é um dos modelos favoritos dos Hot Roders por possuir linhas mais arredondadas que o seu predecessor sendo o modelo 40 largamente usado em corridas durante as décadas de 1930 e 1940 pois o seu motor de 8 cilindros tinha potência e resistência de sobra para esse tipo de competição.