1966 Dodge Charger
Durante o início da década de 1960, as montadoras exploravam novas ideias nos segmentos de luxo pessoal e de carros especiais.
A Chrysler, lenta para entrar no mercado de carros especiais, selecionou sua Divisão Dodge para entrar no mercado com um carro
esportivo de tamanho B de tamanho médio para caber entre o " carro pônei " Ford Mustang e o " luxo pessoal " Ford Thunderbird.
A intenção era criar uma aparência fastback enquanto compartilhava o máximo possível de hardware existente da empresa, utilizando
lições aprendidas com o cupê de luxo Chrysler 30.
O Charger baseado em Coronet que resultou foi introduzido no meio da temporada do ano modelo de 1966 em resposta ao Rambler
Marlin, Ford Mustang e Plymouth Barracuda. O estilo era geralmente diferente dos carros convencionais da Dodge. O Marlin 1965,
junto com o Charger que chegou durante o ano modelo de 1966, foram dois carros que estabeleceram um novo padrão para o design
radical fastback em automóveis americanos de médio porte. De acordo com Richard M. Langworth, "por ser um intermediário como o
Rambler Marlin, o Charger poderia ter sido um desastre estético, mas as longas janelas laterais impediam que seu teto amplo
parecesse muito pesado."
Projetado por Carl "CAM" Cameron, o Charger introduziu uma linha de teto fastback e uma grade de "barbeador elétrico" de
metal, completa com faróis totalmente giratórios, um recurso não visto em um produto da Chrysler desde o DeSoto de 1942. Na
traseira, o design fastback terminava em uma lanterna traseira de seis lâmpadas de largura total com letras cromadas “CHARGER”.
No interior, o Charger padrão apresentava um volante simulando de madeira, 4 assentos individuais com um console completo
da frente para trás. Os bancos traseiros e o apoio de braço central traseiro também foram dobrados para a frente, enquanto a
divisória do porta-malas caiu para trás, o que permitiu espaço para carga. Numerosos recursos internos eram exclusivos do Charger,
incluindo painéis das portas, luzes de cortesia, bem como acabamentos premium e estofamento de vinil. O painel de instrumentos não
usava lâmpadas regulares para iluminar os medidores, mas sim a eletroluminescência iluminava os quatro painéis circulares com anéis
cromados, agulhas, rádio, indicador de posição do câmbio no console, bem como controles do relógio e do ar condicionado. O painel
abrigava conta-giros, tacômetro, velocímetro, bem como alternador, combustível e medidores de temperatura como equipamento padrão.
Real Car | MB1291 - 1966 Dodge Charger |
O 1966 Dodge Charger debutou na mainline da Matchbox no ano de 2022 como mb1291 seguindo uma longa
tradição de modelos Chargers licenciados pela Matchbox. O primeiro recolor surgiu na cor Orange e
apesar de sua simplicidade e sem detalhes, pois na minha opinião, deveria vir com o número 01 nas
portas e a bandeira dos confederados pintada no teto, ainda assim chamou a atenção dos colecionadores.
Em 2023, a Mattel comemorou os 70 anos da marca Matchbox e para isso lançou diversas miniaturas com
uma pintura alusiva a essa data dentre elas foi escolhido o Dodge Charger acima.
Ainda referindo-se ao primeiro modelo Orange, é notório que todos sabem que o modelo utilizado no
seriado Dukes of Hazzard, conhecido como "Os Gatões" no Brasil, era um Dodge Charger 1969 e não esse 1966
lançado pela Mattel mas, particularmente entendo que se a pintura do modelo do seriado fosse aplicado ao
recolor de lançamento, talvez o seu sucesso teria sido muito maior do que o foi, afinal quem se importa
que não seria um Charger 69 ao invés de um 1966 pintado nas cores do seriado televisivo ?