1968 a 1972 | 1973 - Rolamatics | Series Finais |
Em 1968 a Lesney recebeu o seu segundo Prêmio da Rainha, mas a empresa não estava descansando sobre os louros. Nas miniaturas o tamanho tinha aumentado ao longo dos anos e em 1968 alcançou um nível que permanece constante até agora. Vidros, interiores, e peças de abertura foram sendo introduzidas e rodas que haviam sido originalmente de metal estavam agora em plástico. No entanto, este não foi o suficiente, e ao longo do próximo ano Lesney introduziu duas inovações: Autosteer e disco rodas,para aum entar o realismo. Um dos primeiros modelos para incluir Autosteer foi o # 6 Ford Pick Up, lançado em setembro de 1968. Este modelo tinha um corpo vermelho, janelas transparentes e uma capota de plástico branco removível. Com o uso de uma leve pressão sobre os paralamas da frente, as rodas dianteiras iriam virar à esquerda ou à direita. Para um veículo tão pequeno este foi um golpe e uma conquista de design de grande mérito. Em março de 1969, o # 50 Ford Kennel Truck foi introduzido. Este também contou com o mecanismo Autosteer. Foi pintado de verde metálico que muitas vezes variou na sombra e foi equipado com janelas verdes. Este modelo foi reforçado com a adição de quatro cães de plástico branco na parte de trás, que estava coberto por uma capota de plástico transparente ou pálido. Apesar de não ser nomeado um Ford na base ou na embalagem, este era na verdade um Ford ligeiramente renovada Pick Up, com o nome "Ford" claramente visível na parte traseira do corpo. A posse Autosteer foi de curta duração com a transição para a série Superfast em 1969/70 significava que não era mais viável incluí-lo e ambos os modelos foram convertidos em 1970. Inicialmente, ambos os modelos foram equipados com rodas Superfast finas, mas em 1972 foram de largura slicks Superfast . Excepcionalmente a carroçaria não precisava de nenhuma alteração para acomodar essas rodas mais largas. Ambos os modelos podem ser encontrados os radiadores em cromo ou em plástico branco e ambos tinham uma variedade de cores de base, incluindo preto, verde pálido, prímula e amarelo, embora, de longe, a variação mais rara em ambos os casos é uma base de metal não pintada. A razão para estas variações de bases foi essencialmente para baixar o custo. Se a base não estava imediatamente visível quando o modelo foi colocado no chão ou uma faixa, pensava-se que não importava qual a cor de base foi utilizada. Pintura Spare foi assim utilizado para conservar o custo. Possivelmente, a grelha de plástico branco também foi um caso de economia como esta evitando o chapeamento da grelha. Abaixo fotos dos modelos.
RW06D - original de 1968 | SF50A - original de 1970 |
![]() |
![]() |
No início de 1973 a Lesney havia criado a série Rolamatics, que alguns diriam que foram ainda mais engenhoso do que Autosteer cinco anos antes. As rodas Superfast sobre estes modelos tinham estacas moldadas em relevo na borda interna. Isto iria ligar-se com uma peça de plástico no interior do corpo do modelo que, quando rodava, fazia girar um elemento na parte traseira da carroçaria. Dos seis modelos Rolamatics introduzidos em 1973, nada menos que cinco foram baseadas em modelos existentes e as Rolamatics # 57 Truck Wild Life Truck usando o mesmo corpo como o # 6 e # 50!. Originalmente pintado em amarelo com um decal "Ranger" sobre o capô e as janelas agora na cor vermelha, este modelo tinha uma plataforma giratória amarela na parte traseira, com um leão bege ou marrom conectado a ele por duas pequenas estacas, com a carroçaria see-through do Kennel Truck. Quando as rodas traseiras giravam, o turntable também girava, fazendo com que parecesse que o leão estava perseguindo algo em círculos. A capota traseira poderia ser encontrada nas cores âmbar, azul claro ou smoke, enquanto a base do modelo foi pintada com exceção de um curto prazo em prata. Com esta introdução, por alguns meses em 1973 Lesney teve três modelos com a mesma carroçaria ao mesmo tempo. No final de 1973, o nº 6 foi excluído da mainline em favor do Mercedes 350SL, no entanto, o nº 50 continuou por mais alguns meses e em 1974 e a carroçaria foi mudada para um tom de verde brilhante. Este esquema de cores não durou muito tempo antes que o caminhão articulado substituiu o Truck Kennel na coleção, e, portanto, esta variante sempre foi bastante desejável. A Wild Life Truck teve um tempo muito longo ,nove anos na linha de miniaturas e, em 1981, a cor foi alterada para branco. O decal foi removido e, em vez de um tampo de impressão de listra da zebra passou a ser ao longo de cada lado do carroçaria. No entanto, na França este esquema de cores teve alguns decais muito raros "Climat" aplicadas ao capô , que podem ser encontrados em modelos com o vidro vermelho padrão ou as janelas roxas menos comuns e valem em torno de £ 150 cada. Exemplos padrão também podem ser encontrados com vidro âmbar e uma pequena quantidade de modelos em amarelo também pode ser encontrados com as janelas em âmbar. Abaixo fotos dos modelos
SF57C - Década de 1970 | |
![]() |
![]() |
![]() |
A Lesney decidiu em vez de renovar a Wild Life Truck usando o mesmo molde novamente, mas agora ele foi equipado com rodas grandes X maltês, para representar o # 22 Mini Pick Up em prata e o nº 57 Pick Up Camper em vermelho. Talvez por razões de licenciamento o nome Ford foi finalmente removido da parte de trás da caçamba, mas de outra forma era exatamente o mesmo lingote. Ambos os modelos estavam disponíveis apenas nos EUA, e ambos podem ser encontrados na cor prata e as bases em metal sem pintura. O # 22 pode ser encontrado com a capota da caçamba em plástico branco, mas isso foi mais tarde removido para reduzir os custos, mas não era muito diferente da capota da Ford Pick Up lançada pela primeira vez 14 anos antes. O # 57 tinha uma barra de plástico preto, que também foi montado para o # 22, um erro que é muito difícil de encontrar. O # 22 tem duas outras variações muito raras: ele pode ser encontrado com um tampo de impressão nas laterais da carroçaria e no capot escrito, "Big Foot". Em 1983, esses modelos começaram a serem produzidos em Macau e na sequência em um extremamente curto prazo em Hong Kong e as bases foram pintadas em preto brilhante. Em 1986, o nº 22 foi alterado para a cor vermelha e o nº 57 em azul, ambos com o decal alternativo. Naquele mesmo ano, o nº 22, finalmente, tornou-se disponível no Reino Unido, embora como # 35, com a carroçaria em vermelho e um decal "Aspen Ski Holidays". Uma versão promocional que foi confeccionada exclusivamente para o Reino Unido foi com decais da em branco, outra promocional equipada com rodas de grandes dimensões foi produzida apenas para a empresa britânica chamada McVities para promover "Wagon Wheels". O nº 22 foi finalmente substituído nos EUA em 1990. O nº 57 em azul, com "Mountain Man" se saiu um pouco melhor e acabou sendo nos EUA em 1991. Após 23 anos de serviço contínuo, esse molde de longa duração foi finalmente autorizado a se aposentar, mas teve uma carreira muito impressionante e produziu muitas variações desejáveis e atraentes ao longo do caminho. Abaixo fotos dos modelos.
SF57C - Década de 1980 | |
![]() |
![]() |
![]() |