O Brabham BT34 foi um carro de corrida de Fórmula 1 projetado por Ron Tauranac e usado pela Brabham durante parte das temporadas de Fórmula 1 de 1971 e 1972. Em 1971, Jack Brabham vendeu sua parte na equipe para o coproprietário e designer Ron Tauranac. O inglês Graham Hill foi contratado para dirigir o BT34 e Tauranac também contratou o australiano Tim Schenken para dirigir o antigo Brabham BT33. Na temporada o BT34, foi apelidado de 'garra de lagosta', devido aos seus radiadores gêmeos (garras) montados à frente das rodas dianteiras. Apenas um BT34 foi construído para Hill. Nos anos de 1971 e 1972, a Fórmula 1 era bem diferente da atual com um regulamento bem mais flexível o que permitiu que a Brabham inscrevesse 3 carros diferentes para essas duas temporadas, o BT33, pilotado por Schenken, o BT34 pilotado por Hill e o BT37 que era utilizado por ambos de forma experimental. O BT34 era tão ruím que no final de 1972 decepcionado com os seus resultados, Hill decidiu se aposentar da Fórmua 1 e o único BT34 juntamente com o BT33 remanescente viraram peças de museu sendo substituídos na temporada de 1973 pelo BT37.
Como já foi comentado anteriormente, a década de 1970 foi a década de ouro da Lesney e a grande demanda por novos modelos, fez com que muitas vezes a Lesney não pudesse esperar que algumas licenças fossem aprovadas, assim era comum a mesma fazer pequenas modificações em seus moldes para poder lançar a cópia de um modelo real sem licença com um nome fictício, evitando assim processos judiciais. Em 1973, um ano depois da aposentadoria do Brabham BT34, debutou na Matchbox o SF24B Team Matchbox que foi fabricado entre os anos de 1973 e 1977 possuindo aproximadamente 47 Recolors, o que dá uma média de quase 10 recolors por ano de fabricação. A principal diferença entre o BT34 real e o SF24B, são dois tanques de combustível acrescentados pela Lesney em ambas as laterais no molde do SF24B Team Matchbox, tanques esses que não existem no modelo Brabham BT34 real.
|
|
|
